Foi inaugurada nesta terça-feira (22.01) a nova Unidade Especializada em Saúde Mental – Dra Luciana Deolindo da Rocha. Mais acessibilidade, espaço amplo, maior comodidade e capacidade para o atendimento foram as prioridades nas instalações já em funcionamento na Rua D. Pedro, 1185. O ambulatório complementa o atendimento, que com a reestruturação, tem início a partir da rede de atenção básica do município. A ocasião marcou as ações do município durante o Janeiro Branco, quando se enfatiza a importância da saúde mental. Durante a cerimônia, foi feita ainda homenagem à psiquiatra que deu nome à unidade.
O aumento no número de pacientes acompanhados foi um dos fatores levados em conta para a mudança das instalações. Mensalmente são realizados na unidade cerca de 1500 atendimentos multiprofissionais, com consultas para pacientes adultos e infantis nas áreas de neurologia, psiquiatria, psicologia, acompanhamento com Assistente Social e a realização de exames. Os profissionais também realizam visitas domiciliares com avaliação psiquiátrica. A nova instalação do ambulatório de saúde mental conclui uma das metas do plano de governo.
A unidade conta com 24 profissionais da área de saúde mental,que dão encaminhamento a cerca de 10 mil prontuários. Com a nova estrutura, a proposta para o atendimento em saúde mental é organizar todo ciclo de atendimento, que tem início na rede de atenção básica. “As unidades de saúde mental e de atenção básica atuam para a construção de uma rede com o Núcleo Ampliado de Saúde da Família, de forma que se possa lidar com as situações de saúde mental”, destaca a diretora do Departamento de Saúde Mental, Mariana Santana Schroeter.
Para o neurologista, Marcelo Lugão, que há 20 anos atua no ambulatório, o trabalho em conjunto oferece grande avanço para suprir a maior demanda. Nos últimos oito anos, o médico identifica maior procura na rede pública de saúde. “Vemos um grande número de pessoas migrando para o atendimento no SUS e um maior número de pessoas de outras regiões que buscam o atendimento na cidade. Com essa estrutura, vamos conseguir atender de forma mais adequada a demanda”, frisa.