Energia renovada: primeira Reunião de Trabalho da Juventude do MDB-RJ recebe lideranças da capital e do Estado

Com o auditório da sede do MDB-RJ, no Centro da capital fluminense, ocupado por jovens lideranças de todo o estado, o Primeiro Encontro de Trabalho da Juventude do MDB no Rio (JMDB-RJrepresentantes de cerca de 40 cidades. A reunião faz parte do movimento de reestruturação regional da legenda e a participação do núcleo jovem tem sido destaque pelo engajamento crescente de novas lideranças.
Durante o encontro foram apresentados os trabalhos realizados para a reorganização do núcleo jovem do partido, a atual executiva estadual provisória da JMDB-RJ, além do calendário de atividades que está sendo montado para os próximos meses. Em parceria com a Fundação Ulysses Guimarães, seção Rio, foi disponibilizada às lideranças do núcleo jovem toda a estrutura de cursos, seminários e palestras da FUG. O objetivo é ajudar a formar uma nova geração de líderes do Movimento Democrático Brasileiro.
– A gente tem a consciência e a segurança do que o MDB já fez pelo Rio, mas também tem a inquietude e o desejo do que ainda queremos fazer. E para isso precisamos estar preparados. Digo isso porque todos os núcleos do partido têm a oportunidade de se desenvolver com o apoio da Fundação Ulysses Guimarães (FUG), que disponibiliza cursos de formação política. Queremos ter uma juventude consciente e preparada para participar das decisões sobre o futuro do país – afirmou Rafael Picciani, coordenador de Núcleos no estado.
Em nome do presidente do MDB-RJ, deputado Leonardo Picciani, que não pôde comparecer ao evento, Rafael ressaltou que o partido está de portas abertas para todos os que desejam participar da vida política do país e fazer a diferença. Ele ressaltou que a FUG, inclusive, oferece um curso específico para a formação de jovens políticos.
O encontro, que reuniu mais de 80 jovens lideranças do partido, também contou com a participação do presidente nacional da JMDB, Norton Soares, que lembrou de sua experiência e a formação política na FUG e destacou a importância e a qualidade dos cursos de qualificação da fundação.
– Sei que tem muita gente aqui que está começando (na política) agora. E fico feliz com esse interesse, essa vontade de participar. E essa é uma oportunidade de aprender ao máximo tudo o que a gente puder. Participem dos cursos da FUG e aproveitem essa convivência partidária a favor da qualificação de vocês, para que quando vocês assumam possam fazer o melhor que puderem para a sociedade. A juventude pode mudar esse país –, disse Soares.
O novo presidente da JMDB-RJ, Ewerton Panda, que tomou posse nesta quinta-feira (25/11), comemorou o encontro e a crescente mobilização do núcleo jovem no Rio:
– É um orgulho enorme poder compartilhar minha experiência na gestão pública e com políticas para Juventude, e ajudar a reconstruir a esperança do nosso povo. Fico felizardo saber que temos uma militância preparada, com vontade de fazer, e engajada para essa nova missão. Vamos juntos por um estado e um MDB oxigenado e mais forte – comemorou.
A Presidente do MDB Mulher-RJ, Kátia Lôbo, também manifestou seu apoio à nova geração da JMDB-RJ:
– Como é bom ver jovens engajados e preocupados com o rumo da política de nosso país. Esse encontro nos ajuda a alinhar objetivos, traçar metas e desenvolver projetos para o futuro. Nós do MDB Mulher RJ acreditamos na Juventude do nosso Brasil – afirmou.
Cursos de formação política

O Primeiro Encontro da JMDB-RJ também contou com a participação do presidente em exercício da Fundação Ulysses Guimarães, Celso Jacob, que ressaltou que os cursos da Fundação Ulysses Guimarães, todos gratuitos, estão à disposição da juventude.

– Participem das atividades da FUG-RJ, estamos de portas abertas e temos um material de muita qualidade à disposição de vocês – ele convocou.

Celso Jacob informou que a filial da FUG no Rio de Janeiro está concorrendo a uma turma na escola de líderes da FUG, a Movimento. As inscrições para a segunda etapa da seleção começaram nesta quinta-feira, 26/11, e vão até às 23h59 do dia 02 de dezembro.

Para se candidatar é preciso ter pelo menos 16 anos, Ensino Médio concluído ou em andamento, estar em dia com as doses de vacinação da campanha contra a Covid-19, firmar termo de compromisso para a realização de, no mínimo, 75% das atividades do calendário proposto para o cumprimento de carga horária, além de responder a um questionário com cinco perguntas (para mais informações, acesse: www.fundacaoulysses.org.br/movimento).

Ação ambiental

Também esteve presente ao encontro ex-presidente nacional da JMDB e presidente do MDB municipal Marco Antônio Cabral, o ex-deputado Paulo Melo, o vereador do MDB na capital fluminense, Vitor Hugo, que preside o núcleo MDB Socioambiental no estado.

Vitor Hugo participou do ato de entrega de mudas de ipê aos participantes da reunião de trabalho. A vice-presidente nacional da JMDB e secretária-Geral da FUG-RJ, Sávia Midiã, explicou que as mudas, uma parceria com a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), por meio de sua Assessoria de Programas de Projetos Especiais, serão utilizadas em ações de reflorestamento planejadas pela JMDB-RJ em diversos municípios.

– Essas mudas representam não somente uma preocupação com o meio ambiente, mas também simbolizam cada um de vocês. E assim como o ipê só crescerá forte se espalhar suas raízes num solo fértil. Do mesmo modo a nossa juventude só terá um futuro próspero integrando-se ao glorioso passado do nosso partido, desenvolvendo-se à medida que o desenvolve. Temos aqui antigas e novas gerações integradas, crescendo juntas e juntas produzindo sementes de riqueza para nosso estado e nosso país. Essa é a seiva do nosso trabalho: integração e crescimento – finalizou Sávia

Rolar para o topo